A mídia como uma faceta do capitalismo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A mídia como uma faceta do capitalismo

Mensagem por Ayana Marcela em Seg Jul 17, 2017 9:13 pm

A mídia, de fato tem um papel muito importante na cultura de um povo, principalmente quando se trata de esporte. Isso se dá pois é um meio de comunicação de massa que leva a informação, as novidades, e as notícias para as pessoas, algumas de forma mais rápida, como a internet e a televisão, outras de maneira mais gradativa, como jornais e revistas, mas todos com a sua devida importância na formação cultural.
Desde os primórdios da sociedade já há registro de alguma prática esportiva, para isso disseminar pelo mundo e perpetuar por tantos anos, houve uma atividade da mídia, que deveria fazer esse papel com completa fidelidade das informações e total imparcialidade, mas isso não acontece.
A mídia hoje é um conjunto de grandes empresas capitalistas voltadas unicamente para o lucro, ao invés da informação, por esse motivo ela dissemina uma ilusão sobre o esporte visando a melhoria socioeconômica, ao invés da saúde, que deveria ser o objetivo principal do esporte. Esse trabalho comum dos canais midiáticos é influenciado pelo capitalismo, economia em vigor, o qual tem nesses canais seu principal meio de manter a ordem social desejada e atender aos interesses econômicos daqueles que tem o poder nas mãos.
O esporte, hoje, se tornou unicamente um espetáculo, uma mercadoria, graças a visão imposta pela mídia, que com todo o seu poder, impõe apenas o que ela quer para este. Um exemplo bem claro disso é a monocultura esportiva, pois a mídia só dá visibilidade para algumas práticas esportivas, como no caso do Brasil, é o futebol. Outro exemplo é a atenção que se dá para a falação esportiva, desde a vida pessoal e profissional de atletas, a histórias de clubes, a explicação de jogos, a divulgação de resultados e todas as outras coisas que geram audiência e visibilidade, as quais continuam sendo a principal busca da mídia.
Geralmente a mídia a mídia apresenta o esporte como a fonte de saúde, o salvador, mostrando várias histórias de grandes atletas que não tinham nada e conquistaram o tudo pelo esporte. Mas essa é a ideia onde se escondem muitas informações que ela não conseguem mostrar, ou porque não dará audiência ou empatará o lucro. Uma dessas facetas escondidas é a grande corrupção por trás do esporte e da mídia esportiva. Enquanto aparece um atleta que saiu das drogas e hoje ganha milhões, há bilhões sendo desviados para pessoas que já têm muito poder e há ainda outros milhares de bons atletas que não deram a sorte de encontrar visibilidade e estão nas sarjetas, as quais estão condenados a ficar até se tornarem invisíveis, pois a mídia está ocupada mostrando aquele único que conseguiu sair dali.

Ayana Marcela

Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum