Sedentarismo e Qualidade de vida

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sedentarismo e Qualidade de vida

Mensagem por TatianaMartins em Ter Set 12, 2017 12:37 am

Na sociedade contemporânea tem–se uma preocupação muito grande com o sedentarismo, onde é definido como a falta ou a diminuição da prática de atividade física regularmente, assim a falta dessas atividades pode causar varias doenças como: doenças cardíacas, hipertensão arterial, obesidade, problemas articulares, diabetes, ansiedade, aumento do colesterol, dentre outras, sendo considerado o principal fator de risco para a morte súbita, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente às causas ou ao agravamento da grande maioria das doenças.
A atividade física como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica, é responsável pelo bem estar do individuo e se torna uma forma de prevenção na saúde, ajuda no controle de ansiedade, diminuição do estresse, controla as doenças crônicas, portanto a prática dos exercícios tem beneficio muito significativo para a saúde e bem estar do ser humano, pois muitas doenças podiam ser evitas pela atividade física.
Segundo Foss e Keteyan, a prática de atividade física regular e orientada é o fator determinante para o controle da obesidade, hipertensão arterial, doenças coronarianas e para a melhoria da qualidade de vida. Tendo um modo para descobrir o IMC - Índice de Massa Corporal – que é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de obesidade, como método quantitativo; e a RCQ - Relação Cintura Quadril (RCQ), como método qualitativo.
O Brasil é único país que tem um sistema único de saúde (SUS) que ajuda no tratamento de um porcentual grande da população brasileira. Muitos hospitais públicos são superlotados por uma demanda de pacientes superior a quantidade prevista. Pela falta de qualidade do sistema único de saúde muitas pessoas optam por planos de saúde particulares, pois oferecem maiores serviços para uma boa prática desses exercícios.
Portanto a prática de atividades esportivas e exercícios com pesos é uma proposta válida para evitar o sedentarismo e importante para melhorar a qualidade de vida, com séries de 3 a 5 vezes por semana, exercer as atividades físicas necessárias à vida cotidiana de maneira consciente, evita problemas de saúde e melhora a qualidade de vida.

TatianaMartins

Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum