O corpo ideal: Na sociedade contemporânea

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O corpo ideal: Na sociedade contemporânea

Mensagem por Juliane Souza Santos em Seg Ago 07, 2017 5:31 pm

Na sociedade, existe uma grande preocupação com a beleza e seus padrões estéticos, tais padrões são superficiais quando dizem respeito à personalidade de uma pessoa. Muitas dessas preocupações só acontecem devido à influência da mídia que utiliza da publicidade para instruir os consumidores a consumirem de tudo que põe a aparência como mais importante em troca de um padrão ideal.
 Contudo, não é de hoje que essa beleza antropocentrista existe, por exemplo, na Grécia Antiga ocorria o culto ao corpo, com inúmeras obras valorizando um padrão estético. A diferença é que, atualmente, com a terceira Revolução Industrial, a mídia exerce influência sobre as compras dos consumidores, por meio da propaganda, que são pressionados a comprarem produtos caros, mesmo que não os satisfaçam, apenas com o intuito de atender à vontade em busca do reconhecimento de poder pelo grupo social, agregando um status de posse e de riqueza, e uma atribuição de estarem de acordo com" a moda e a beleza ótima" com a mídia, que dita o que é ideal.
 Em decorrência do crescimento do número de obesos em determinado país, existirá uma maior possibilidade de ocorrência de doenças e mortes relacionadas ao sobrepeso da população. Segundo a OMS, as chances se um indivíduo com elevada massa corporal sofrer de patologias (pressão alta, diabetes, úlceras e infartos) são superiores a 80%. Desse modo, serão necessárias maiores investimentos estatais na área da saúde, visando o número de doentes e óbitos, bem como a conscientização da sociedade.
  Devido ao grande número de indivíduos acima do peso e de estereótipos de corpo perfeito influenciados pela mídia, decorreu-se, nas últimas décadas, a gordofobia – atitude hostil e discriminatória que consiste na desvalorização de pessoas gordas. Assim, são fomentados desde a infância, visto que é no âmbito escolar que prosperam os apelidos e piadas quanto às crianças com algum sobrepeso. Tal perversidade tende a perdurar na vida adulta desses cidadãos, sendo perceptível, comumente, no mercado de trabalho, dado que diversas empresas recusam efetuar a contratação de certas pessoas, em razão de suas especificidades físicas.

Juliane Souza Santos

Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum