influência midiática nos esportes
Página 1 de 1
influência midiática nos esportes
O conceito de esporte surgiu na antiguidade, mais especificamente na Grécia antiga, na qual sua função era totalmente voltada a religiosidade. Atualmente o esporte tem tido função de divertir e entreter o povo, trazendo alegria e fraternidade. Todavia, por causa da influência capitalista, o esporte se tornou uma forma comercial, tornando não só o esporte em si mas também aqueles envolvidos em objetos comerciais.
Em primeiro plano, é importante salientar que grande parte da visualização que o esporte tem hoje é graças à mídia. Contudo, por causa da manipulação que ela exerce em todos os meios de comunicação e das informações que ela apresenta, o esporte acaba sendo modificado para que agrade aos objetivos subjetivistas e comerciais da mídia. De acordo com o especialista em alto rendimento desportivo Werlayne Stuart Soares Leite da Universidade Federal do Ceará, “a mídia aliena a sociedade ao produzir e divulgar a visão de que as pessoas conseguirão ‘salvação’ através do esporte, ao inocular que o esporte é um fator de mudança social. O papel da mídia é mostrar e idolatrar alguns pouquíssimos atletas que conseguem obter sucesso através do esporte e fazer com que estes passem a servir como modelo para outros milhões de pessoas que tentarão em vão este mesmo sucesso.”
Em virtude do que foi mencionado, cabe- se dizer que a influência midiática cria uma relação objetificante do esporte, utilizando de jogadores para vender o esporte,alem de tentar mostrar à sociedade o esporte como uma forma rápida e sem muito esforço de ganhar dinheiro. Algumas formas de diminuir a influência seria a imposição da imparcialidade nos meios de comunicação, especialmente o meio televisivo.
Em primeiro plano, é importante salientar que grande parte da visualização que o esporte tem hoje é graças à mídia. Contudo, por causa da manipulação que ela exerce em todos os meios de comunicação e das informações que ela apresenta, o esporte acaba sendo modificado para que agrade aos objetivos subjetivistas e comerciais da mídia. De acordo com o especialista em alto rendimento desportivo Werlayne Stuart Soares Leite da Universidade Federal do Ceará, “a mídia aliena a sociedade ao produzir e divulgar a visão de que as pessoas conseguirão ‘salvação’ através do esporte, ao inocular que o esporte é um fator de mudança social. O papel da mídia é mostrar e idolatrar alguns pouquíssimos atletas que conseguem obter sucesso através do esporte e fazer com que estes passem a servir como modelo para outros milhões de pessoas que tentarão em vão este mesmo sucesso.”
Em virtude do que foi mencionado, cabe- se dizer que a influência midiática cria uma relação objetificante do esporte, utilizando de jogadores para vender o esporte,alem de tentar mostrar à sociedade o esporte como uma forma rápida e sem muito esforço de ganhar dinheiro. Algumas formas de diminuir a influência seria a imposição da imparcialidade nos meios de comunicação, especialmente o meio televisivo.
julia costa- Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/07/2017
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|