esporte e mídia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

esporte e mídia

Mensagem por Andreia Anjos em Ter Jul 18, 2017 2:48 am

O interesse diário da mídia pelo esporte sinaliza a consolidação histórica de tal prática e uma procura sempre crescente da população mundial por esse fenômeno. O aumento considerável do número de praticantes de esportes no mundo e o surgimento ininterrupto de novas modalidades esportivas são evidências que o esporte, pela sua demasiada relevância social. A elevação do tempo e do espaço na mídia concedidos a fatos relacionados a práticas esportivas indicam uma mudança de direção da utilização ideológico-política do esporte. Quanto mais a mídia oferece informações e conteúdos sobre determinados fatos, mais a sociedade vai aceitando e assumindo como verdadeiro. Isto pode explicar a aparente urgência e necessidade de se esportivizar o maior número de práticas corporais, pois o esporte tem maior valor comercial.
Na esteira dessa manipulação, as características originais dos esportes vão sendo alteradas, ou seja, recebem o tratamento necessário para serem comercializados pelos meios de comunicação nas mais variadas formas que forem pertinentes, para gerarem audiência e lucro. Os esportes vão se moldando pouco a pouco conforme os interesses dos meios de comunicação, pois estes mudam suas regras, o tempo de duração, o número de jogadores e até sua história, comprometendo sua essência e a filosofia que originalmente regeu cada uma das modalidades. Muitos desses posicionamentos acabam fugindo a regra do jornalismo, já que é de fundamental importância o distanciamento das emoções pessoas em detrimentos da seriedade no repasse das notícias. Isso porque a custo de altos preços pagos pela concessão das transmissões de jogos e campeonatos de futebol, como a Copa do Mundo da Fifa, e de grandes eventos esportivos, como as olimpíadas de verão e inverno. Os referidos jornalistas se sentem na obrigação de chamar um publico ainda maior para obter um nível de audiência razoável para justificar seus patrocinadores Os atletas são transformados em mitos ou heróis e são os personagens principais desse espetáculo. Suas vidas são transformadas em roteiros, tudo o que fazem ou dizem é pensado e moldado para ser apresentável e quando não o fazem a punição vem na forma de suspensão de contratos ou multas de cifras milionárias. A estratégia de transformar atletas em heróis nada mais servem do que fazer de uma simples partida uma jornada espetacular para a gloria ou ao fracasso, sendo que tal imagem está longe de refletir a verdadeira realidade.


Andreia Anjos

Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum